Chegamos no fim do ano e já podemos dizer que 2022 foi um bom ano para a indústria do aço. Após uma reunião de imprensa do Portal Siderúrgica com o presidente do conselho do Instituto de Aço Brasil, Jefferson de Paula, e o presidente executivo, Marco Polo de Mello Lopes, foram apresentados os números referentes ao acúmulo do ano e as projeções para 2023. Continue acompanhando com a OESTE.
COMO FOI 2022 PARA A INDÚSTRIA DO AÇO?
De acordo com o que foi relatado, esse foi um ótimo ano para o setor, já que no Brasil o consumo irá atingir 23,3 milhões de toneladas. A produção deve fechar o ano com 34,6 milhões de toneladas.
Com esses resultados, 2022 já é considerado o quarto melhor ano da década, mas ainda irá ficar abaixo de 2021 que foi um ano atípico no setor. Quando comparamos com o ano antes da pandemia (2019), as vendas internas tiveram um aumento de 9,5% e o consumo um aumento de 12,5%.
As notícias também são boas na exportação, já que no Brasil devemos alcançar 12,3 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12,3% em relação a 2021. Já as importações vão recuar 3,3 milhões de toneladas, representando 34,1% de diminuição.
O ESPERADO PARA O SETOR EM 2023
Mesmo com uma mudança de governo e sem termos uma previsão do cenário econômico do próximo ano, é possível ter expectativas de aumento para o setor do aço.
O Instituto do Aço projeta que 2023 será um ano com crescimento de 1,5% no consumo e 1,9% nas vendas internas, contando com uma produção de aço crescendo 2%. A porcentagem de crescimento em relação a 2022 é baixa, mas o setor ainda estará em alta. Nas importações a previsão é de 2,3% de aumento e na exportação de 2,1%.
Temos a expectativa que será mais um bom ano na indústria do aço. Pensando nisso, estamos sempre trazendo diferenciais para seus projetos, como a nova máquina OXIPIRA que acabou de chegar. A OESTE tem investido em tecnologia e parcerias para oferecer a melhor qualidade em cortes de ferro e aço.
GARANTA QUALIDADE NOS SEUS PROJETOS COM AÇO!
Na OESTE o nosso atendimento garante qualidade e excelência, além de focarmos em precisão, custo benefício e agilidade em todos projetos. Entre em contato conosco e faça já o seu orçamento .
Que venha 2023! Que seja mais um ano de bons resultados para o setor do aço!