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Aços carbonos: Classificação e seus usos gerais

27 DE JANEIRO DE 2021 | POR

Os aços são classificados de acordo com padrões estabelecidos pela norma "S.A.E" - Society of automotive engineers - que, para identificar os diversos aços, adotou um sistema de números ou designações numéricas os quais simplificam as suas classificações e têm referência direta às suas composições.

O primeiro número indica a classe da qual faz parte um determinado aço e o número seguinte indica a porcentagem da liga dominante. Já, os dois últimos algarismos representam o ponto de carbono ou a sua porcentagem em centésimos de 1% que o aço contém.

TABELA DE ESPECIFICAÇÃO DE AÇO CARBONO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com as regras citadas, temos, por exemplo, o aço SAE 1020, que deve indicar:

- O primeiro algarismo (1) significa aço carbono;

- O segundo algarismo (O) indica que não há liga;

- Os dois últimos algarismos (20) indicam a proporção de carbono 0,20% de carbono.

 

Outro exemplo é o aço SAE 2330:

- O primeiro algarismo (2) significa aço níquel;

- O segundo algarismo (3) significa 3% de níquel;

- Os dois últimos algarismos (30) indicam a proporção de carbono, no caso 0,30% de carbono.

 

Os aços carbonos de maior aplicação são:

 

Aços SAE 1010 e 1015

Esse é um aço de boa usinabilidade, de aplicação geral. O seu limite de resistência no estado normalizado é de 35 a 45 kg/mm², é também chamado EXTRA-DOCE. Não adquire têmpera, mas é de grande maleabilidade e fácil de soldar-se. Esses tipos de aços são empregados para a fabricação de parafusos, chapas, tubos estirados e produtos de caldeira.

 

Aço SAE 1.020

Aço de boa maleabilidade, de aplicação geral. O seu limite de resistência no estado normalizado é, em média, de 42 a 55 kg/mm². É chamado também de DOCE é não adquire têmpera, mas é maleável e solda-se com facilidade. É muito empregado para a fabricação de peças rosqueadas em geral, barras laminadas e perfiladas e maioria das peças comuns utilizadas nas construções mecânicas.

 

Aço SAE 1.030

É indicado para a fabricação de eixos, peças para motores e máquinas que trabalham sujeitas a pequenos esforços. E também chamado MEIO DOCE, apresentando início de têmpera e de soldabilidade média. A sua resistência no estado normalizado é de cerca de 45 a 60 kg/mm².

 

Aço SAE 1.035

A maior aplicação se faz na indústria automobilística para a fabricação de peças como bielas, eixos, parafusos etc. Trata-se de um aço de boa produção em forjamento.

 

Aço SAE 1.040

A aplicação desse aço se faz também na indústria automobilística. Apresenta em relação ao aço SAE 1.035 uma resistência e uma dureza ligeiramente superiores. É muito usado para o forjamento.

 

Aço SAE 1.045

Esse aço encontra larga aplicação na indústria automobilística, em peças que requeiram maiores resistências e durezas do que os aços SAE 1.035 e 1.040. Adquire boa têmpera e é muito difícil de soldar-se. No estado normalizado apresenta uma resistência compreendida entre 55 a 70 kg/mm².

 

Aço SAE 1.050

Esse aço encontra grande aplicação na fabricação de eixos de quaisquer tamanho, podendo ser usado na fabricação de eixos para máquinas pesadas como na de eixos para pequenos motores, é empregado na fabricação de peças forjadas, tais como trilhos ferroviários, molas etc. A sua resistência no estado normalizado é de 60 a 75 kg/mm² e adquire boa têmpera, mas muito difícil para soldar-se.

 

Aço SAE 1.060

Destina-se principalmente à fabricação de peças forjadas que requeiram uma certa resistência ao desgaste após o tratamento térmico.

 

Aço SAE 1.070

A aplicação se faz na fabricação de molas sujeitas a pequeno esforço e que requeiram pouca espessura, como também na fabricação de ferramentas agrícolas resistentes ao desgaste após o tratamento térmico. A sua resistência no estado normalizado 6 da ordem de 70kg/mm², adquire boa têmpera e não se solda.

 

Aço SAE 1.080

Trata-se de um aço cujas características principais são a sua alta dureza e boa tenacidade, e é empregado na fabricação de molas chatas e de peças que requeiram as propriedades desse material. Sua resistência no estado normalizado é de 7 4kg/mm² e adquire boa têmpera; porém não se solda.

 

Aço SAE 1.095

É empregado na fabricação de peças de grande dureza e resistência, como molas chatas e helicoidais dos vagões ferroviários. A sua resistência no estado normalizado é de 84kg/mm², adquirindo boa têmpera; porém não se solda.


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