A corrosão metálica é um problema que pode causar diversos prejuízos, sejam eles estruturais ou financeiros. Hoje em dia, já é possível encontrar peças e dicas de cuidados que evitam a corrosão. Saiba mais informações sobre o assunto com a OESTE, bem como o que é corrosão metálica, os principais tipos e o que você pode fazer para evitar.
O QUE É CORROSÃO METÁLICA?
A corrosão metálica é um dos maiores problemas gerados pela exposição imprópria do metal. Esse processo natural faz com que ele deteriore por conta da interação com agentes naturais, como o oxigênio e os átomos da superfície do metal.
Os danos mais leves da corrosão prejudicam apenas a aparência do metal, porém os mais graves podem ocasionar falhas de peças e fazer com que elas percam as suas propriedades mecânicas ficando mais frágeis. A corrosão metálica prejudica toda a estrutura do ferro ou aço.
PRINCIPAIS TIPOS DE CORROSÃO METÁLICA
. Uniforme
A corrosão uniforme é visível em todas as partes do metal que estiveram em contato com algum agente natural que auxilia no processo de desgaste. É o tipo mais comum e o mais simples de proteger.
. Alveolar
Esse tipo de corrosão causa desníveis e escavações no metal. As escavações são redondas e uma profundidade menor do que o diâmetro. Por serem semelhantes a alvéolos, recebeu esse nome. Dependendo da gravidade da corrosão e da espessura original, as cavidades podem perfurar a peça.
. Por frestas
A corrosão por frestas é responsável por atingir peças como porcas, roscas, arruelas e parafusos. A deterioração acontece por conta da alta temperatura e a intensidade é proporcional à profundidade e largura da fresta. As mais vulneráveis são as profundas e estreitas.
. Intergranular
A intergranular acontece quando o metal vai perdendo força até se romper, e o passar do tempo e a força mecânica são os principais fatores. Esse tipo de corrosão faz com que o material fique mais fraco e favorável ao rompimento.
COMO EVITAR?
Com alguns cuidados, é possível evitar a corrosão da superfície do metal e futuros prejuízos. Confira a seguir o que você pode fazer para impedir
. Evitar o contato com a água
Essa é a forma mais simples de prevenir os metais contra a corrosão. Evite que as junções do metal acumulem água, sirva como barreira ao ar ou que a água escorra entre as placas. Controlar a umidade e luminosidade do local também auxiliam na prevenção.
. Cuidados com a superfície
Algumas pinturas específicas podem ser adicionadas ao metal para servir como proteção. A tinta entra como uma barreira contra os agentes externos que causam a corrosão metálica. Esse processo elimina ou reduz expressivamente o processo de corrosão.
. Metais resistentes à corrosão
Usando alguns tipos de metais, é possível evitar que a corrosão prejudique a estrutura. Os aços mais recomendáveis são o aço inoxidável, aço galvanizado e aço galvalume.
O aço inoxidável é obtido através da adição de níquel e cromo, que ao reagir com o oxigênio, cria uma fina camada que previne que a corrosão ocorra de forma mais profunda. O aço galvanizado possui uma camada de zinco sob a superfície para evitar a deterioração.
Já o aço galvalume é uma mistura de alumínio, zinco e silício responsáveis por dar resistência à corrosão em ambientes abertos, sendo muito comum na construção de telhados.
DICA DA OESTE!
A corrosão metálica pode ser evitada, porém é mais vantajoso você utilizar materiais resistentes a ela. Aqui na OESTE, você encontra aço e ferro de ótima qualidade para o seu projeto, inclusive modelos inoxidáveis e galvanizados. Entre em contato com um dos nossos especialistas e solicite um orçamento!