A descoberta de aços especiais ocorreu mediante a adição e a dosagem de certos elementos no aço. Conseguiu-se AÇOS LIGAS com resistência à tração e à corrosão, elasticidade, dureza, entre outras bem melhores do que as dos aços carbono comuns.
Conforme as finalidades desejadas, os elementos adicionados aos aços carbono para a obtenção de aços ligas são o NIQUEL, o CROMO, o MANGANES, o TUNGSTÊNIO, o VANÁDIO, o SILICIO, o COBALTO, o ALUMÍNIO, o BORO, o TITÂNIO.
Todos esses elementos de liga desempenham várias funções nos aços. Saiba mais:
É um desoxidante eficiente, contribuindo para a formação de óxidos e nitretos que restringem o crescimento do grão. A sua adição se faz, principalmente nos aços para nitretação, que combinando com o azoto, favorece a formação de uma camada superficial duríssima.
Adicionado aos aços em determinadas quantidades, melhora a sua temperabilidade, a sua penetração de têmpera, a sua endurecibilidade, a sua resistência à fadiga e as suas características de laminação, forjamento e usinagem.
Contribui na capacidade de corte a quente dos aços e na melhoria das propriedades magnéticas do aço.
Aumenta a resistência à corrosão e a oxidação, bem como a endurecibilidade dos aços, e combinando com altos teores de carbono, produz um aço bastante resistente ao desgaste.
Ótimo desoxidante, equilibra a fragilidade dos aços devido a presença dos resíduos de enxofre e melhora a penetração de têmpera dos aços.
Influi diretamente na granulação, tornando-a mais fina, o que aumenta a resistência dos aços recozidos e a tenacidade dos aços.
Nunca é empregado isoladamente, porém sempre em combinação com outros elementos de liga, tais como o cromo, o manganês, o molibdênio etc. É o único elemento cuja presença não prejudica os aços.
Nos aços de altos teores de cromo a adição do titânio evita a formação de austenita e nos de médios teores de cromo reduz a sua dureza. Teores de 2% de titânio tornam os aços com 0,5% de carbono não temperáveis.
Dá maior capacidade de corte através do aumento de sua dureza e resistência às temperaturas elevadas, sendo por esta razão bastante empregado nos aços rápidos. Podem ser temperados em água sem rachar e resistem muito bem ao revenido.
Aumenta a temperatura de crescimento da austenita, promovendo o refino dos grãos e é excelente desoxidante, aumentando a endurecibilidade dos aços em geral, a sua resistência ao calor e seus limites de resistência e de escoamento.
Nós, da OESTE, somos referência em aço e ferro, oferecendo o que há de melhor aos seus projetos.
Quer um orçamento? Clique aqui.
Prefere falar com um profissional especializado? Clique aqui.