No início do ano as entidades Instituto Aço Brasil, World Steel Association e Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço calcularam como o mercado do aço se comportaria em 2022. Acompanhe junto com a OESTE!
EXPECTATIVAS 2022
De acordo com a previsão do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA) haveria um aumento de 3% nas vendas. Já, o Instituto Aço Brasil calculou uma subida de 23 milhões de toneladas (2,5%) em vendas internas e uma progressão de 37 milhões de toneladas (2,2%) na produção nacional, sendo semelhante a previsão global do World Steel Association que mostrou um aumento de 2,2%.
Essas expectativas de recuperação econômica global e o aquecimento da indústria brasileira em função do aumento nos setores de construção civil beneficiaram o setor siderúrgico neste ano.
INFLAÇÃO
Diante das previsões feitas durante a guerra da Ucrânia, as siderúrgicas discutiram sobre o papel do aço na inflação, pois as matérias-primas que são utilizadas na produção de aço vêm da Ucrânia, como carvão e energia, que obtiveram um aumento de preço. No Brasil, uma avaliação da crise energética ocorreu por conta dos custos do carvão.
O QUE É ESPERADO PARA 2023?
No início, as perspectivas para 2023 ainda estavam incertas, mas a previsão da World Steel Association pressupõe um término da guerra na Ucrânia no fim de 2022, mas que as sanções à Rússia vão permanecer.
O Instituto Aço Brasil ressaltou que as previsões para o cenário brasileiro em siderúrgicas podem ser diferentes do que se é visto no cenário internacional.
PRODUÇÃO SIDERÚRGICA É CONOSCO!
Na OESTE você encontra tecnologia avançada e atendimento de excelência. Também garantimos mais qualidade, precisão, agilidade e o melhor custo-benefício em todos os projetos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Acompanhar o setor de aço é acompanhar as mudanças do mundo!