OESTEFER

O ferro e aço na arquitetura

29 DE SETEMBRO DE 2021 | POR

Os arquitetos são os responsáveis por transformarem a imaginação em realidade e muitas vezes, encontram no ferro ou aço, um material possível para dar vida aos seus projetos. Quantas construções famosas e anônimas pelo mundo você já viu com metal? São muitas que aproveitaram dos benefícios do ferro e do aço para levar mais beleza e durabilidade às edificações.

Continue lendo e descubra o porquê da escolha desses metais para arquitetura e as principais construções que carregam o ferro e o aço em sua estrutura.

 

FERRO E AÇO: DUAS SOLUÇÕES INTELIGENTES

Há mais de um século, o ferro e o aço são considerados soluções inteligentes para arquitetura, já que podem ser utilizados em ambientes internos e externos. Isso se dá por seus benefícios, como durabilidade, resistência, versatilidade, leveza, diminuição no tempo da construção, precisão nas formas e o custo-benefício.

Sendo mais escolhidos para coberturas modernas e acabamentos de grandes estruturas, o uso do ferro e aço foi revolucionado no século XVIII. Esses metais transformaram a forma de construir com a ponteIron bridge”, suspensa sobre o rio Severn, na Inglaterra, em 1775-1779, sendo a primeira estrutura que se tem documentada através de ferro fundido e forjado. Depois vieram outras pontes, pontos turísticos, palácios, pavilhões etc.

 

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES

1. Pont des Arts, em Paris

Construída entre 1801 e 1804, é a ponte que ficou conhecida pelos inúmeros cadeados que foram presos em sua estrutura. Foi a primeira ponte metálica e exclusivamente de pedestres de Paris.

 

2. Igreja de São Leopoldo, Toscana

É uma das primeiras construções da arquitetura de ferro fundido da Toscana, região da Itália. Sua obra começou em 1836 e foi concluída em 1841. Com um estilo neoclássico, o metal está presente no pronaos e no interior da igreja.

 

3. Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Oxford

Inaugurado em 1860, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford tem seus pilares interiores em ferro. É uma das principais construções inglesas que tem metal em sua estrutura.

 

4. Fontes Wallace, em Paris

As Fontes Wallace são parte de uma série de obras de arte em ferro fundido produzidas no final do século XIX. Sendo 119 fontes espalhadas por Paris, a primeira foi instalada em 1872, no Boulevard de la Villette, e são símbolos do patrimônio histórico e urbano da capital francesa.

 

5. Palm House em Kew Garden, Londres

A Palm House é uma estufa vitoriana criada em 1844 para plantas e que possui 150 metros de comprimento. Foi nessa estrutura que foi feito o primeiro uso estrutural em larga escala de ferro forjado.

 

6. Torre Eiffel, Paris

Construída para celebrar os cem anos da Revolução Francesa, a Torre Eiffel foi inaugurada em 1889. Foi a mais alta estrutura metálica construída pelo homem na época, tendo 300 metros de altura e peso de 7 mil toneladas, hoje estima-se que passe das 10 mil toneladas.

 

CURIOSIDADE

Você sabia que o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, foi considerado um dos projetos mais ambiciosos da época? Isso se dá por conta do seu vão livre de 76 metros que só foi possível por conta do uso de estruturas em aço.

 

VOCÊ JÁ ACOMPANHA A OESTE NO INSTAGRAM?

Em nosso perfil do Instagram, postamos regularmente conteúdos interessantes sobre o universo do ferro e aço, um pouco do nosso dia a dia aqui na OESTE e promoções imperdíveis. Clique aqui e siga-nos!


FALE COM ESPECIALISTA LIGUE AGORA