Conhecido por ser uma das ligas metálicas mais utilizadas nas áreas industrial e da construção civil, o aço carbono é resultado de dois elementos poderosos: o ferro e o carbono. A OESTE compartilha mais informações para que seu projeto tenha mais qualidade. Continue lendo.
O QUE É AÇO CARBONO
É uma liga metálica que dispõe em sua composição de 0,008% a 2,11% de concentração de carbono, proporcionando um nível tão elevado de resistência ao aço que permite que ele seja usado em grande escala.
Uma das bases mais utilizadas para criar diversos tipos de aço é o ferro gusa que se dividem em baixo carbono (de baixa resistência, mas ainda satisfatoriamente soldável), médio carbono (melhor resistência térmica) e alto carbono (com maior resistência entre os três).
PROPRIEDADES PRINCIPAIS DO AÇO CARBONO
MITOS SOBRE O AÇO CARBONO
Alguns cliente chegam na OESTE e fazem perguntas relacionadas ao aço carbono, por isso selecionamos as 3 frases mais questionadas para esclarecimentos. Vamos lá! Mito ou verdade?
“O aço carbono é muito vantajoso financeiramente.”
( ) Mito ( X ) Verdade
Consideração: O aço carbono é mais barato que o aço inox e, dependendo do projeto, pode ser uma alternativa eficaz.
“O aço carbono não é muito versátil”
( X ) Mito ( ) Verdade
Consideração: Ele é muito versátil! Além de propiciar ótimo custo-benefício, o aço carbono é usado dentro de vários setores e de diversas formas. Aqui, na OESTE , trabalhamos na produção de inúmeros equipamentos, chapas e perfis estruturais.
“O aço carbono enferruja.”
( ) Mito ( X ) Verdade
Consideração: Existem meios de melhorar a resistência à corrosão como, por exemplo, através de pinturas. De acordo com o projeto, a OESTE apresenta as orientações e alternativas necessárias.