O ferro é um dos elementos químicos da história mais rico dentre todos os da tabela periódica. O início de sua jornada se dá com os meteoritos, há quatro milênios a.C., pelos sumérios e egípcios. Eles usavam o metal para confeccionar pequenos objetos, principalmente pontas de lanças. Entre o terceiro e o segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, o ferro só era utilizado para fins cerimoniais e religiosos.
No antigo Egito, o ferro era um material considerado raro e de difícil acesso, já que provinha dos meteoritos que caíram na terra naquela época. Seu valor era muito alto e estava ligado como sinônimo de riqueza, inclusive era mais caro que o próprio ouro.
Por volta de 1300 a. C., foram criadas técnicas de exploração do ferro na Ásia através da metalurgia. Por ser um material mais forte e melhor que o bronze, logo foi usado para a fabricação de armas que invadiram todo o continente asiático. Só a partir de 1000 a.C., com a chegada das técnicas metalúrgicas na Europa, é que ele se espalhou pelo oriente médio e pelo continente africano.
Chegava ao fim a era do bronze. A implantação do ferro foi difícil por conta de seu processo, considerando a localização e a extração do elemento químico, assim como a fundição do material em temperaturas elevadas para poder forjar o objeto desejado.
O ferro trouxe uma melhoria muito grande para as pessoas que viviam naquele tempo, ajudando principalmente no desenvolvimento da agricultura. No quesito armamentos, o elemento ajudou na confecção de espadas e outros tipos de armas, e o exército que possuía o armamento mais forte tinha mais facilidade para conquistar outros povos. Isso ajudou muito na formação de grandes impérios.
A tecnologia do ferro ajudou em diversos setores, como o da construção civil que ocasionou o surgimento das grande fortalezas e pontes, mineração, tecelagem etc. Mesmo a “Idade do Ferro” chegando ao fim com o surgimento da escrita, o ferro continuou sendo o material metálico mais importante até a chegada do século XIX.
CURIOSIDADE
Na Grécia Antiga, Hesíodo fez um poema chamado “Os trabalhos e os Dias”, onde mencionava as cinco idades pelas quais os humanos já tinham passado, inclusive a Idade do Ferro:
DICA DA OESTE
O ferro hoje em dia ainda se encontra bastante presente em nossas vidas para diversas funções. Precisou de ferro para sua obra? Fale com a OESTE ! Referência no mercado de ferro e aço. Temos o necessário para você e seus negócios. Entre em contato conosco!