OESTEFER

Curiosidades sobre a metalurgia

27 DE JANEIRO DE 2021 | POR

Graças a metalurgia, a humanidade pode contar com o desenvolvimento da área e o grande avanço tecnológico para produzir instrumentos e objetos resistentes feitos de metal. Aqui em nosso blog já contamos sobre a idade dos metais, mas hoje, trouxemos 5 curiosidades sobre a metalurgia. Vamos lá?!

 

CURIOSIDADES

1. A PRODUÇÃO DOS PRIMEIROS OBJETOS METÁLICOS CRIADOS PELO HOMEM

A metalurgia começou com a descoberta do cobre por volta de 8000 a.C. em Anatólia, atual Turquia. Como o processo de fundição ainda não existia, os objetos eram moldados na base da pancada. O modo como conhecemos hoje, estudiosos acreditam que aconteceu quando alguém notou o derretimento e o posterior endurecimento do metal em uma forma diferente.

Com a matéria-prima, o minério era aquecido em temperaturas superiores a 650 °C para extrair o cobre puro e depois, derramava o metal derretido em moldes de pedra.

 

2. O METAL MAIS IMPORTANTE QUE O BRONZE: FERRO

Por volta de 900 a.C., as características do ferro chamaram a atenção dos povos daquela época. A falta de cobre e estanho para produzir o bronze, preocupava a população, já que o metal era muito utilizado para produzir armas, armaduras, utensílios etc.

Com a descoberta de um metal duro, resistente e de melhor refinação, o ferro passou a ser mais importante que o bronze e era possível encontrá-lo em abundância na natureza.

 

3. O COMEÇO DA METALURGIA NO BRASIL

Por volta de 1590, foi descoberto no Brasil a magnetita, o mineral magnético mais antigo conhecido pelos humanos e que pode ser transformado em ferro. Antes, Portugal enviava ferro para produzir instrumentos de trabalhos usados na lavoura.

Mas, a metalurgia só começou mesmo a partir do século XIX, com a descoberta do ouro no Brasil. Na época, os equipamentos custavam caro e não havia mão de obra especializada. A partir do século XX, a metalurgia começou a avançar por conta da formação de metalurgistas, geólogos e engenheiros para as minas pela Escola de Minas Ouro Preto.

 

4. IMPULSO DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Apesar dos metais já serem conhecidos há milhares de anos, a metalurgia ganhou importância com a revolução industrial e com o uso de fornos que podiam derreter minérios com temperaturas acima dos 700 °C.

Antes, o procedimento para fundir, derreter e purificar os minérios era feito em uma fogueira que atingia o calor por volta de 200 °C.

 

5. GRANDE AUXÍLIO PARA AS BATALHAS

Durante a idade do bronze, o metal que deu nome à essa era foi um artigo de luxo da nobreza e muito utilizado pelos soldados, levando em sua composição cobre e arsênio. Por volta de 1500 a.C., o bronze de cobre e estanho passou a ser mais utilizado por conta de sua dureza e durabilidade. Eram feitos materiais como armaduras, armas, joias, estátuas e utensílios para o dia a dia.

 

BUSCANDO UM FORNECEDOR DE FERRO E AÇO? CONTE COM A OESTE!

A metalurgia é de extrema importância para oferecermos ferro e aço de qualidade para a sua empresa e projeto. Na OESTE você encontra os melhores produtos e ainda conta com uma empresa que é referência há mais de 37 anos. Entre em contato com um dos nossos especialistas e solicite um orçamento.


FALE COM ESPECIALISTA LIGUE AGORA